sábado, 27 de junho de 2009

Amélie Poulain


Elle est tellement charmante, cette Amélie!...

Todos nós gostaríamos de conhecer uma Amélie...
"Le fabuleux destin d´Amélie Poulain" de Jean-Pierre Jeunet (2001) é talvez o filme francês recente, se não o mais apreciado, talvez o mais conhecido do grande público. Ele tocou-nos pela sua atmosfera carregada de charme e poesia. O ambiente de Paris, o olhar doce e pueril de Amélie, a nostalgia de uma caixa secreta, o (des)amor de uma carta, a magia do photomaton da Gare de l´Est, o tilintar dos copos e garrafas que musicam a dança da paixão, tudo isto ficou nas nossas memórias e faz-nos sentir vontade de, mais do que ter uma Amélie nas nossas vidas, ser como a própria Amélie!...
E depois, esta música de Yann Tiersen...faz-nos levitar!...










4 comentários:

  1. Comecei a gostar muito deste filme, ao observar como a minha filha Eugénia se deliciava com a percepção mágica que Amélie tinha do universo que a rodeava. Outro filme que nos transporta para o ambiente feérico de Paris é o interessante "Paris je t'aime".
    À bientôt
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Comecei a gostar muito deste filme, graças à minha filha Eugénia, que se deliciava com o mundo feérico de Amélie. Congratulo-me com a tua escolha.
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Um filme delicioso,com uma banda sonora excelente com um dos músicos mais versáteis que conheço.Autor de músicas como "Comptine d'une autre été","La Plage" e "Pale White" com a participação da Irlandesa Shannon Wright.

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida, Vitor! Tenho essas músicas de Yann Tiersen. São fabulosas! Muito obrigado pelo seu comentário. Serão sempre bem-vindos! Um abraço, luís filipe*

    ResponderEliminar