segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Le temps qui reste
O tema da morte precoce não é propriamente inédito, nomeadamente no cinema francês (vide o filme "Paris" - em Agosto, arquivo do blogue). Este filme de François Ozon (2005)retrata a história de um fotógrafo de moda, Romain, que, tendo já uma vida organizada: um emprego glamoroso, uma relação estável, uma boa casa, uma familia razoavelmente equilibrada, se vê confrontado com a fatalidade de possuir apenas umas semanas de vida em consequência de um cancro no cérebro.
São as atitudes nos relacionamentos interpessoais de Romain (a crueldade perante o namorado, a mesquinhez para com a irmã, o autismo perante os pais)e toda a sua revolta que nos fazem sentir cúmplices dessa angústia, como se o compreendessemos bem. Mas muito mais angustiante é a fragilidade que sentimos perante a possibilidade de isso nos acontecer...Como reagiríamos?
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Festa do Cinema Francês
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Entre les murs
Fiquei angustiado ao ver este filme, meio documentário, meio de ficção, sobre a indisciplina nas escolas. É de facto de louvar os Professores que diariamente enfrentam turmas com alunos problemáticos, desinteressados e mal educados. Entre 4 paredes, François, um jovem Professor de Francês, vê-se lançado aos leões, perante uma turma de alunos provenientes de culturas diversificadas e que pertencem a um meio socio-cultural desfavorecido. É no decorrer de um ano lectivo que nos vamos apercebendo do (des)ânimo deste Professor que, apesar de não parecer, sai sempre vitorioso! Afinal, ele é o herói do filme... Uma homenagem aqui a todos os Professores!
"Entre les murs", um filme de Laurent Cantet (2008).
Subscrever:
Mensagens (Atom)