sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Le Baiser - CURTA METRAGEM

Esta curta metragem faz-nos transportar para os tempos do cinema mudo e dá para sentir bem toda a magia do cinema, pela abertura em íris, os riscos e as poeiras sobre a película, o som do projector e a própria banda sonora... O tema é delicioso: O primeiro beijo! Todos nos lembramos do nosso primeiro beijo...
Mas era suposto que esta história fosse toda ela idílica, enquadrada num clima de romance à beira-mar, porém, na montagem do filme, a película é invertida e eis-nos perante um cenário ao invés, burlesco, desmistificado, quase a fazer-nos acreditar que realmente aquelas personagens existem. E depois, temos o apaixonado que na hora H cuida mais de si do que da sua amada. "Le Baiser", uma curta de Stéfan Le Lay (2005).

11 comentários:

  1. Simplesmente divinal…! Adoro o cinema mudo …as personagens que nos levam a imaginar cores num mundo a preto e branco…. Que nos abraçam numa teatralidade que faz sorrir…
    De repente fazemos parte de um mundo vintage e ao som da música apetece-nos também apresentar os nossos sentimentos com caretas exageradas. Sem máscaras assim como sentimos… Adorei a fotografia desta curta…o surreal e até o barquinho preso por um fio achei encantador…o cenário…o imaginário pôr do sol…o romance…e de repente…pufff… tudo “comicamente” desaparece para dar lugar ao “salve-se quem puder”…nada mais contemporâneo…!
    Com um toque vintage retrata-se os sentimentos e a realidade de um sociedade muito recente…a de agora….onde as relações são efémeras e nem sempre “vivem felizes para sempre”…
    Gostei muito!
    Bjs Isabel

    ResponderEliminar
  2. Um Natal cinematográfico, pour toi...


    :)

    ResponderEliminar
  3. EU QUE TE AMEI
    é o momento de achegar-te a mim
    quero ver a tua cara
    falar de ti e de mim
    as vezes parece que tratas de correr
    e fugir de mim
    nao sabes fingir
    olha
    nao me evites mais
    porque tanta vergonha
    tenho minhas razoes
    e à noite nao me sentes
    sem alma te entregas
    eu que te amei com ilusao
    que te dei meu coraçao
    nao mereço que pretendas esquecer-me
    nao..........
    eu que meus sonhos te entreguei
    minha paixao te ofereci
    sem guardar nada que poderia dar-te
    diz que nao é tarde
    para falar de uma oportunidade
    mas o teu silencio
    me destroi
    nao sabes fingir
    qual é o teu medo....?
    que eu morra de tristeza .....?
    é pior que me estejas mentindo
    nao mereço que pretendas esquecer-me
    sim
    eu que te dei meu coraçao
    eu que te amei
    oh nao


    SAMUEL ARAUJO

    ResponderEliminar
  4. uauuuuuuuuuuuuu gostei
    abriste-me o apetite para um... primeiro beijo
    um sorriso @@@

    ResponderEliminar
  5. Muito bem, Samuel, não é todos os dias que os filmes são comentados através de um poema! Muito obrigado pela tua partilha!...Mas viste a personagem masculina da película? Tanto amor, tanto amor, mas na hora H, deixa a sua amada cair no abismo...enfim, que nesta tua nova e saborosa fase nunca conheças o abismo...claro que não! Um abraço*

    ResponderEliminar
  6. Obrigado, Aerienne, ainda bem! Gosto tanto da capacidade que o Cinema tem de nos abrir outros apetites!...Bom (primeiro) beijo!

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida que esta formção de 50 horas enriqueceu-me imenso não só a nível linguístico, mas por toda a cultura que o Filipe fez transparecer e transmimitir. Que curta metragem mais deliciosa, toda ela original, desde a película invertida ao comportamento repentino de um apaixonado. Gostei =)

    ResponderEliminar
  8. Merci beaucoup Catarina!
    Fico contente que tenha apreciado a Formação. Entretanto, vá aparecendo sempre por aqui!
    Um abraço*

    ResponderEliminar
  9. mto interessante o teu blog...para além de seres mto giro, tb és inteligente, tou a ver...descobri atraves do teu facebok. ainda te vou dar um hello qdo te vir na night...

    ResponderEliminar